25 de abril de 2017

Rating

O que é Rating?

Rating é um método utilizado para se calcular a força relativa entre enxadristas.

E o que é o Rating ELO?

O Rating ELO foi criado pelo físico hungaro, naturalizado norte-americano, Arpad Elo. Embora o termo ELO seja escrito em letras maiúsculas, não quer dizer que o mesmo seja uma sigla: é apenas o sobrenome de seu criador.

É um sistema estatístico baseado na hipótese que a performance de cada enxadrista em suas partidas é uma variável randômica. Arpad Elo concebeu então a força de jogo de um enxadrista com uma média entre o desempenho de todos os outros enxadristas em dado torneio. A FIDE adotou o sistema ELO em 1970 e desde então ele vem sendo reconhecido como o método mais acurado e justo que os sistemas que eram utilizados anteriormente. O mais alto rating ELO já alcançado na história do enxadrismo foi o de 2.851 pontos, obtido pelo ex-campeão mundial Gary Kasparov em julho de 1999 e em janeiro de 2000.

Mais informações sobre Rating, é possível encontrar em https://pt.wikipedia.org/wiki/Rating_ELO


Informações Importantes sobre o Rating do Clube de Xadrez de Cascavel

Depois de algumas conversas com os dirigentes e membros do Clube de Xadrez de Cascavel foi tomada a decisão que iriamos criar um Rating do Clube para uso em diversas competições.

O Rating será dividido em 3 categorias: Relâmpago(BTZ), Rápido(RPL) e Convencional(STD).

Como cada categoria já diz, cada uma delas é referente a um estilo de jogo diferente. A movimentação de cada categoria de Rating poderá ser feita em eventos organizados pelo Clube de Xadrez de Cascavel ou autorizados pelo mesmo.

A primeira competição que será utilizado o Rating do Clube de Xadrez de Cascavel será a Etapa 1 do Circuito Regional de Xadrez 2017, em 29 de Abril de 2017.

O rating inicial seguirá os seguintes dispostos:

  • Para enxadristas com idades de até 14 anos no momento da primeira competição utilizando-se o Rating CXCVEL: 1800;
  • Para enxadristas com idades à partir de 15 anos no momento da primeira competição utilizando-se o Rating CXCVEL: 1900.

O coeficiente para cálculo de Rating será:

  • Para categorias Sub-08, Sub-10, Sub-12 e Sub-14: 30;
  • Para categorias Sub-16, Sub-18 e Aberto: 20.

O coeficiente utilizado será no Torneio onde o enxadrista está inscrito, ou seja, um enxadrista que está em idade do Sub-14 e está competindo na categoria Sub-16, por exemplo, utilizará o coeficiente de cálculo de Rating da categoria onde ele está competindo.

A atualização da tabela de rating será feita em média em até 30 dias após a finalização do torneio em questão. Caso haja algum evento autorizado para movimentar o Rating do Clube que ocorra antes desse prazo, o mesmo poderá ser atualizado antecipadamente por causa desse evento.

A movimentação de rating até a última etapa de 2018 pode ser verificada através deste link.

O sistema já está disponível para acesso através do site http://ranking.crx.xadrezsuico.info/rating com os dados a partir de 2019. Os ratings constantes na tabela já foram importados como “Rating Inicial” dos enxadristas que já possuiam.